Educação para a Vida
Atuação voluntaria - Educação para a vida

Desde 2011, ano em que estivemos em Angola pela primeira vez, ficamos muito impactados com a realidade de parte das crianças que residem nos bairros mais pobres que conhecemos. Havíamos levado centenas de kits de cadernos e lápis para serem entregues às crianças, mas ao nos depararmos com a realidade, percebemos que as necessidades eram maiores do que apenas lápis e cadernos.

Atuação voluntaria - Educação para a vida

Desde então, temos trabalhado na elaboração de um Programa educacional que contemple as necessidades básicas da criança nas áreas: física, emocional, espiritual e intelectual. Neste contexto, o Programa de Educação Para a Vida ocorre desde 2012, em parceria com igrejas e instituições locais que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade social.

Atuação voluntaria - Educação para a vida

Nosso programa piloto teve início em duas comunidades do Rio, situadas no Campinho e no Complexo da Maré e se estendeu para outras cidades do Brasil, Angola e Guiné Bissau.

Nossa missão é servir aos educadores que servem às crianças com:

  • Formação de educadores: A Atuação Voluntária promove palestras e capacitações pedagógicas para a formação contínua de educadores voluntários e professores de Escolas Públicas, ONG´s, Igrejas e Instituições Educacionais
  • Produção de material pedagógico: A Atuação Voluntária desenvolve um currículo interdisciplinar visando à articulação entre o conhecimento historicamente constituído e princípios bíblicos aplicáveis à vida da criança.
  • Assessoria a projetos educacionais: A Atuação Voluntária oferece assessoria pedagógica para a gestão de programas educacionais em parceria com outras instituições.

  • Nosso alvo é formar líderes servidores por excelência que vivenciem princípios em sua vida diária, impactando sua família, comunidade e nações.

    A primeira edição do Programa de Educação Para a Vida em continente africano ocorreu em Angola, em fevereiro de 2011, em parceria com o Proangola/Jocum. Foram realizados no país dois Fóruns de Educação Para a Vida em 2011 e 2013, formando centenas de educadores com a visão de Educação Por Princípios contextualizada à realidade angolana.

    Onde atuamos?

    Brasil, Angola e Guiné Bissau

    Atualmente, desenvolvemos o programa em turno e contraturno escolar.

    Em 2014, realizamos o I Fórum de Educação em Guiné Bissau e inserimos o Programa em três escolas piloto, contemplando seiscentas e sessenta crianças.

    Mensalmente os professores das escolas piloto, bem como os diretores e missionários de escolas cadastradas no Programa recebem formação continuada dentro da visão de Educação Para a Vida, que contempla:

    • Educação Por Princípios
    • Contextualização Cultural
    • Interdisciplinaridade

    O Programa conta com a ação tríplice entre a Família, Instituições Educacionais (como escolas, ONG´s ou Igrejas) e a Atuação Voluntária. Além das atividades pedagógicas diárias, as crianças realizam anualmente passeios culturais e a festa da criança.

    Atuação voluntaria - Educação para a vida
    Quer fazer parte? Faça uma doação

    Doação única

    Doação mensal

    Caixa Econômica Federal

    Atuação Voluntária - Associação de Voluntariado
    Banco Caixa Econômica Federal
    Ag. 3322
    C/c. 2020-0
    Operação 003
    CNPJ 10.193.218/0001-63

    SICREDI

    Atuação Voluntária - Associação de Voluntariado
    Banco SICREDI (Banco 748)
    Ag. 0725
    C/c. 632392
    CNPJ 10.193.218/0001-63